Quem Consome Mais Energia ElÚtrica No Mundo?

A maior parte da população pensa que o Brasil é o maior consumidor de energia elétrica no mundo. Mas esse pensamento está errado. Em relação a diversos outros países, o Brasil possui uma colocação considerável, no entanto não aproveita tanto assim as suas matrizes energéticas.

A colocação de nossa pátria amada é a sétima posição. De acordo com a Revista Exame, a Índia lidera o ranking, que tem basicamente países da África e Ásia, como Filipinas, Congo, Etiópia e Indonésia. Já China e Estados Unidos encabeçam o ranking dos maiores consumidores globais. Só EUA e China respondem por cerca de 40% do consumo primário de energia no mundo. Já o grupo dos 20 mais consumidores responde por 80% do consumo primário global.

Além disso, a Gazeta Brazilian News publicou uma nota que continha a seguinte informação: “Em 28 de maio de 2013, foi publicado na Áustria, o Relatório Estrutura de Acompanhamento Global da Energia Sustentável para Todos, durante a realização do Fórum de Energia, na capital Viena. O relatório revela o ranking dos maiores países consumidores de energia elétrica. Na lista as primeiras posições estão dispostas da seguinte maneira: 1° – China /2° – EUA/ 3° – Rússia/4° – Índia/5°- Japão/6° – Alemanha/7° – Brasil”.

Na Rússia, por exemplo, a hidrelétrica de Sayano-Shushenskaya está localizada no rio Yenisei, perto de Sayanogorsk em Khakassia. Esta é a maior usina de energia situada na, possui 10 turbinas hidráulicas, com capacidade total instalada de 6.400 MW e produção média anual é de 23,5 TWh. Além dessa, outra hidrelétrica, também situada na Rússia, a de Krasnoyarsk, tem 124 metros de altura e se situa no Rio Yenisey, cerca de 30 km a montante de Krasnoyarsk, em Divnogorsk. Construída entre 1956 e 1972, essa hidrelétrica fornece 6.000 MW de potência, usada para abastecer o KRAZ (Krasnoyarsky Aluminievyy Zavod, fábrica de alumínio).

O impacto de tanto consumo em energia elétrica no mundo é visível. Basta que se veja quantos países passam por crises hídricas, ausência de chuva, desmatamento e outros tudo para se construir uma hidrelétrica ou até mais de uma. Ainda que sejam importantes para a população mundial, é necessário rever o uso de energia elétrica de forma rápida, pois pode ser que não haja mais tempo para recuperar nossos recursos hídricos que já estão ficando escassos.

Fonte: Portal da Eletricidade





WhatsApp

Contato

Rua Água Branca, n 456, Bairro Água Verde
CEP: 89041-700 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: contato@manplex.com.br
Telefone: (47) 3057-8444

Cadastre-se e receba as nossas novidades

×

Escolha o site desejado!

Logo Fehrmann Logo Manplex