Luminárias: Sobrepor Ou Embutir?
A escolha do tipo de luminária que você vai utilizar no teto merece uma atenção bem especial. Existem 2 tipos de luminária: a de embutir e a de sobrepor. Cada uma com funcões e características.
Separamos as principais vantagens de cada uma delas, além dos ambientes onde melhor se adequam, para ajudar você na hora de escolher :D
A LUMINÁRIA DE EMBUTIR
Como o nome já diz, esse tipo de luminária é embutida em forros de gesso, paredes, etc. funciona como um pequeno holofote direcionado a um ponto específico. Por isso, ela é muito utilizada para destacar objetos de decoração.
ONDE USAR:
Na sala de estar, esse tipo de luminária pode ser embutida no forro de gesso, criando, inclusive, diferentes ambientes e efeitos. Outra ideia é direcionar para quadros ou obras de arte; na sala de jantar, pode ficar interessante uma mistura de luminárias embutidas com um lustre pendente sobre a mesa; na cozinha, as luminárias de embutir estão, geralmente, direcionadas para as áreas de preparo.
A LUMINÁRIA DE SOBREPOR
A maior vantagem desse tipo de luminária é a facilidade. Ela é parafusada na caixa de luz diretamente na laje, ficando para fora e escondendo totalmente a fiação. É importante sempre utilizar os parafusos indicados pelo fabricante, que suportam o peso da luminária.
Além disso, retirá-la também é fácil, o que contribui para sua limpeza e manutenção. Encontrada em diversos tamanhos e cores, oferece uma iluminação mais difusa.
ONDE USAR:
O banheiro é um cômodo que necessita de uma boa iluminação. Prefira uma luminária de sobrepor que comporte um número maior de lâmpadas; no quarto, local de relaxamento, uma luminária de sobrepor que ofereça uma iluminação bem difusa pode ser uma boa ideia;
Existem usos específicos para cada tipo de luminária. Também vale lembrar que salas e quartos ficam melhor com lâmpadas de temperatura de cor mais quente, as alaranjadas. Já cozinha e banheiro pedem uma iluminação mais fria, com lâmpadas que ofereçam uma luz de tonalidade azulada.