Incandescente, Fluorescente Ou LED: Qual Escolher?

Em meio a tantas novas tecnologias e uma onda de indivíduos muito preocupados com a sustentabilidade, é interessante sabermos a diferença das lâmpadas e qual é a mais econômica e a menos prejudicial para o meio ambiente.


A simples escolha do tipo de lâmpada a ser usada na sua residência pode significar uma economia significativa na conta de luz no final do mês.    
Para exemplificar, vamos considerar os três tipos de lâmpadas encontrados no mercado: as incandescentes, as fluorescentes (tubulares ou compactas) e as lâmpadas Led.
Saiba mais sobre cada um deles e entenda por que essa troca é tão importante para o bolso e para o meio ambiente:
 
Incandescente
As incandescentes ainda representam 20% das vendas de lâmpadas do País, em razão do seu preço. Por outro lado, ela se caracteriza por converter a energia em luz e calor, o que faz com que consuma mais.
– Como funciona? Uma corrente elétrica passa por aquele fiozinho de dentro da lâmpada, aquecendo os átomos e gerando luz como consequência. A questão é que apenas 5% da energia gerada são convertidos em luz. Os 95% restantes são transformados em calor, o que explica o grande desperdício que geram.
– Vida útil – Em média 750 horas, durabilidade considerada baixa por conta do rápido desgaste do filamento de tungstênio.
 
Fluorescente
Já as fluorescentes, são 75% mais econômicas e duram quase 10 vezes mais que as incandescentes.
– Como funciona? A corrente elétrica emite radiação ao passar por uma mistura de gases e vapor de mercúrio que fica dentro do tubo.
– Vida útil – Cerca de 8.000 horas. Apesar de custarem quase cinco vezes mais do que as incandescentes, duram mais e são mais eficientes. Ao substituir uma lâmpada incandescente de 60W de potência por uma fluorescente de apenas 15W, há uma economia de 80% na conta de luz.

LED
São as lâmpadas com tecnologia mais moderna do mercado. Além de muito mais sustentáveis são totalmente eletrônicas, a cada dia se mostram mais eficientes.
– Como funciona? É composta de um ou mais diodos emissores de luz, ou seja, semicondutores elétricos de alumínio e gálio, entre outros, que ao receberem energia elétrica, convertem-na em luz, gerando bem menos calor do que as lâmpadas incandescentes, o que representa menos perdas.
– Vida útil – Uma lâmpada de LED chega a durar até 50 vezes mais e é 80% mais econômica que uma incandescente.

 

Fonte: abilumi.org.br





WhatsApp

Contato

Rua Água Branca, n 456, Bairro Água Verde
CEP: 89041-700 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: contato@manplex.com.br
Telefone: (47) 3057-8444

Cadastre-se e receba as nossas novidades

×

Escolha o site desejado!

Logo Fehrmann Logo Manplex