Dicas Para Reduzir O Consumo De Energia ElÚtrica Em Casa

O consumo de energia elétrica nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cresce anualmente 8 vezes mais que nos países ditos desenvolvidos. Esse aumento de consumo é devido à modernização da agricultura, à automatização das indústrias e ao aumento do poder aquisitivo da população brasileira, que está comprando mais bens de consumo e vivendo mais confortavelmente.

Consumir de forma racional a energia apresenta muitos benefícios: Ao tomar atitudes cotidianas, ajudamos a preservar o meio ambiente. A redução do consumo possibilita o aumento do estoque de energia no país, evitando assim o uso das usinas térmicas, que aumentam ainda mais a poluição do ar, e assim ampliamos o tempo de vida dos recursos não-renováveis. E além disso, para o consumidor, gera automaticamente uma redução dos gastos com energia.

Por isso, separamos dicas simples para auxiliar você a economizar diariamente:

• Use ao máximo a luz solar durante o dia, ligando a iluminação somente quando necessário.

• Não deixe as luzes acessas em cômodos que não possuem pessoas.

• Em banheiros com chuveiro elétrico, tome banho rapidamente. Uma dica é deixar o chuveiro na posição verão, pois assim o aquecimento da água é menor e o consumo de energia elétrica também.

• Na hora da compra, prefira eletrodomésticos com o Selo Procel, que indica aos consumidores quais são os modelos que consomem menos energia.

• Não deixe televisores, rádios, videogames e outros aparelhos ligados quando não estiver usando.

• Quando for ficar muito tempo fora de casa, vale a pena tirar da tomada os aparelhos eletrônicos de controle remoto. Mesmo na posição de stand by ocorre o consumo de energia elétrica.

• Pinte a parte interna da casa de cores claras (preferência para o branco), pois estas refletem a luz solar e deixa o ambiente mais claro, evitando assim acender lâmpadas durante o dia

• Para quem mora em residência antiga, vale a pena chamar um eletricista para fazer uma checagem no funcionamento da rede elétrica interna. Fiação antiga pode apresentar problemas que geram perda de energia elétrica.

• Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.

Todos nós podemos ajudar a combater o desperdício, é uma prática que beneficia o mundo inteiro!

 

Fonte: https://www.suapesquisa.com/energia/economia_energia_eletrica.htm





WhatsApp

Contato

Rua Água Branca, n 456, Bairro Água Verde
CEP: 89041-700 - Blumenau/SC - Brasil

E-mail: contato@manplex.com.br
Telefone: (47) 3057-8444

Cadastre-se e receba as nossas novidades

×

Escolha o site desejado!

Logo Fehrmann Logo Manplex