Como A Iluminação De Um Ambiente Influencia Decisões

Para não comer demais em um restaurante, você pode adotar algumas estratégias: consultar o cardápio antes ou evitar aquele lugar com doces irresistíveis. Mas há um fator que provavelmente ninguém leva em conta: a iluminação.

Uma nova pesquisa da Kellogg School descobriu que a iluminação pode alterar a probabilidade de uma pessoa tomar decisões prazerosas e não práticas. E o mecanismo por trás disso não é simplesmente o fato de ver melhor a salada ou o sundae com uma luz brilhante e se sentir envergonhadamente forçado a escolher opções saudáveis. A verdade é que as pessoas se sentem menos conectados às outras no escuro. Assim, há menos relevância ao que os outros pensam e mais importância ao que realmente se deseja.

“A luz ambiente é uma experiência muito importante que é facilmente manipulada”, diz Ping Dong, professor assistente de marketing da Kellogg. “Isso mostra uma nova consequência psicológica da escuridão: os consumidores escolhem com mais frequência a opção que proporciona prazer imediato”.

A iluminação pode influenciar os comportamentos de inúmeras formas mensuráveis, e os pessoal de marketing já está a par disso. Estudos anteriores mostraram que, em lojas de varejo mais escuras, por exemplo, os consumidores fazem compras em ritmo mais lento. Em restaurantes pouco iluminados, os consumidores subestimam o tamanho da porção e têm a percepção de que alimentos condimentados são menos agradáveis.

Fonte: Exame





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